Imposto de Renda 2024: você sabe o que fazer?
16 de abril de 20243 maneiras de fazer sua gestão de agenda médica
30 de abril de 2024Evite demitir um funcionário que pode fazer falta em sua empresa. Em 2024, vemos um tempo em que um dos indicadores mais analisados é o da rotatividade. O interesse nesse indicador vem tanto pelo público quanto por investidores.
Profissionais capacitados geralmente não enviam currículo para empresas que possuem alta rotatividade e que demitem pessoas com frequência. Afinal, esses são sinais de que a empresa não faz retenção de talentos e causa incerteza sobre o futuro profissional.
Investidores podem enxergar nisso uma falha de gestão e fraqueza de liderança, e além disso, os colaboradores vivem ansiosos, com medo da possível demissão.
Como reduzir a rotatividade e demitir um funcionário apenas quando necessário?
A retenção de talentos é focada na redução de rotatividade e parte disso é cuidar dos momentos anteriores à demissão. Antes de apenas demitir um funcionário, é preciso refletir sobre a ação e pensar em formas de melhorar a relação com o colaborador.
Dessa forma, confira essas dicas:
- Procure encontrar a razão para a relação com a pessoa colaboradora não estar funcionando. É algo que pode ser ajustado? É possível fazer um acordo?
- Reveja suas políticas de valorização dos funcionários, se não houver nenhuma, crie. Se pergunte como você quer que funcione o plano de carreira? Existe política de promoções, treinamentos e aumento de salários?
- Invista em comunicação, deixe canais abertos para ouvir seus colaboradores e procure jeitos de absorver os feedbacks e melhorar.
- Ofereça capacitação aos colaboradores e peça a opinião deles sobre.
- Antes de decidir demitir alguém, garante que haja uma conversa antes, explicando todos os pontos de melhoria ou insatisfação.
Todos esses são elementos importantes para entender e talvez evitar uma demissão e ao invés disso, realizar melhorias na empresa e fazer uma boa gestão de pessoas.
Demissões são custosas para empresas
Existem custos nas duas situações: tanto em manter uma pessoa colaboradora que não traz lucros, quanto em demitir ela. Diante disso, existe a possibilidade de capacitar essa pessoa e, assim, evitar custos muito altos e ainda converter um talento que trará resultados para sua empresa. Para isso, procure encontrar métodos para tornar a pessoa colaboradora mais produtiva e sua empresa mais sustentável.
Às vezes, uma mudança de setor pode ser útil, assim, é possível levar as qualidades do colaborador a uma outra área, na qual ela pode se destacar mais. Para que essas mudanças sejam produtivas, é interessante alinhar estratégias com seu time de RH e também fazer pesquisas de opinião com os colaboradores.
E se demitir um funcionário for a única saída?
Por fim, se a demissão realmente for a única opção viável, faça com que o processo de demissão seja o mais humanizado possível, promova uma comunicação transparente e direta. Além disso, esclareça todos os direitos trabalhistas aos quais o colaborador tem direito, isso pode ser feito na reunião de homologação.
E para te ajudar nos cálculos de uma possível demissão, de uma nova promoção, ou de outros investimentos e gastos da empresa, conte com a KRV, nossa assessoria está pronta para ajudar sua empresa.