5 dicas para ter uma empresa sustentável
7 de outubro de 2024Por que investir nos negócios digitais?
4 de novembro de 2024Por meio de um bom relacionamento com o cliente, uma empresa pode ter benefícios além de angariar mais consumidores, como por exemplo garantir maior estabilidade da carteira de clientes, promover fidelidade e, assim, fomentar maiores chances de sucesso. Investir em melhores canais de atendimento e acolhimento de clientes é, portanto, um diferencial estratégico.
No presente artigo, a VRF explica de uma forma mais clara a importância do relacionamento com o cliente. Veja como sua empresa pode se beneficiar de uma melhor gestão dos consumidores, otimizando a experiência deles com a sua empresa e, assim, reduzindo atritos.
O relacionamento com o cliente enquanto ferramenta estratégica
Confira em seguida os principais benefícios atrelados a um bom relacionamento com o cliente:
- Manutenção da relação: Com um bom relacionamento com o cliente, é possível melhorar a experiência de consumo. Dessa forma, pode-se manter a satisfação da carteira de clientes, que podem se motivar a adquirir outras vezes ou mesmo recomendar seus produtos e serviços para outras pessoas;
- Aproximação e humanização da marca: Uma empresa que sabe nutrir um bom relacionamento com o cliente acaba se humanizando aos olhos dele. Ou seja, deixa de ser uma mera empresa e passa a ser vista de uma forma mais próxima, como um ajudante capaz de solucionar problemas ou proporcionar bons momentos. Com a maior aproximação, a marca ainda ganha a oportunidade de enviar mensagens capazes de estimular mais consumo;
- Redução de processos: Se o relacionamento com o cliente tem uma boa manutenção, é possível resolver a maior parte dos atritos ou das desavenças de forma amistosa, sem a necessidade de processos civis custosos e desgastantes.
Quais as principais formas de investir no relacionamento com o cliente atualmente?
Atualmente, o investimento no relacionamento com o cliente pode tomar diversas formas. Assim, cria-se a oportunidade de sua empresa investir em diversos canais, otimizando aqueles que melhor conversam com seu público consumidor e evitando prejuízos. Em seguida, confira as principais formas de investimento em relacionamento com o cliente:
- Atendimento ao vivo: O primeiro canal de relacionamento com o cliente que você deve investir em é o atendimento presencial. Ele é indispensável em empresas que possuem lojas físicas ou que envolvem prestação de serviço in loco;
- Atendimento telefônico: O atendimento telefônico é uma boa forma de garantir acessibilidade para que clientes possam tirar dúvidas a qualquer momento. Vale lembrar que este não é um bom canal para procurar converter clientes, já que as ligações telefônicas com o tempo passaram a soar mais invasivas e inconvenientes;
- Redes sociais: Redes sociais hoje são os melhores canais para nutrir uma boa relação com o cliente, humanizar a marca e garantir maior visibilidade aos seus produtos e serviços, principalmente em se tratando de pequenas empresas;
- E-mail: E-mails costumam ser canais de atendimento mais formais, ideais para diversos segmentos de mercado, como vendas de autopeças, atendimentos em saúde, e afins;
- Chatbots e Inteligências Artificiais: Por fim, os chatbots e IAs são um método de atendimento que ainda divide opiniões, por ser em parte inovador, e em parte frustrante por sua incapacidade de perceber certos detalhes do discurso humano. Porém, estes recursos podem ser boas alternativas para a manutenção de uma relação com o cliente, desde que haja uma boa pesquisa de fornecedores de software.
Esteja sempre caminhando rumo ao futuro de sua marca
Garanta sempre a otimização de sua marca com a VRF. Nós entendemos bem o desafio de manter uma empresa sempre competitiva diante das cobranças do mercado.
Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como sua empresa pode ganhar cada vez mais destaque.
Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos como este.