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25 de junho de 2024A boa precificação de serviços é aquela que resulta de uma série de etapas de estudos de mercado, sondagem interna dos custos de produção, projeções mercadológicas (nacionais e internacionais), entre outros princípios conhecidos pelas pessoas especializadas em ciências contábeis e financeiras.
Para garantir que sua marca aplica uma precificação de serviços coerente com o mercado e alinhada com o comportamento de seu público consumidor, é indispensável aplicar algumas etapas à rotina de definição de preços em sua empresa. Saiba mais a respeito deste tema no artigo VRF que segue.
Como fazer uma boa precificação de serviços
Uma boa precificação de serviços passa primeiro por alguns filtros, por exemplo:
- custos envolvidos (mão de obra, matéria prima, despesas gerais, tributos incidentes, etc)
- estudo de mercado (a fim de compreender os valores praticados pela concorrência)
- compreensão de seu público consumidor.
Abaixo alguns detalhes mais aprofundados acerca do tema:
- Mapeamento de custos: O primeiro passo para a precificação de serviços é o mapeamento de custos. Nesse mapeamento, é possível estudar os contratos com fornecedores e identificar possíveis janelas de renegociação;
- Conhecimento de mercado: O mercado e seus nichos são conhecidos por oscilações de comportamento, dependendo de indicadores como a empregabilidade, inflação e assim por diante. Assim, conhecer o mercado previamente e mapear tendências no decorrer do tempo, ajuda a manter a precificação de serviços sempre em dia;
- Compreensão do nicho da marca: O seu nicho de atuação, isto é, o recorte de consumidores a quem sua marca atende, reconhece sua empresa enquanto uma entidade premium? Acessível? O que as pessoas esperam, em termos de valor? Isso também deve ser levado em consideração;
- Criação de uma estratégia de preços: Com base nos pontos acima e visando as estratégias de crescimento, estabilização ou reconhecimento de mercado, estipule uma estratégia de preços que englobe todos os serviços de sua marca, levando em consideração também a demanda de cada um deles;
- Estipulação de margem de lucro: Defina de forma clara qual a margem de lucro que seu negócio planeja ter;
- Ajuste perante flutuações de mercado: Por fim, mantenha-se sempre em dia com notícias que possam impactar seu negócio pois isso ajuda a antever possíveis crises. Além disso, garante que seu negócio terá tempo suficiente para criar estratégias de remediação.
Uma vez que esses 6 pontos estejam bem entendidos, existirá maior previsibilidade no comportamento de consumidores, assim como melhor desempenho no mercado.
Conte com a VRF
A VRF possui vasta experiência no recorte de conhecimentos em contabilidade. Assim, se você deseja garantir que a precificação de seus serviços está em dia com as tendências do mercado e com as estratégias de sua marca, converse com a equipe VRF agora mesmo e saiba mais.
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