Empresa inativa: passo a passo do que fazer para ficar em ordem
31 de julho de 2024Regime tributário: qual o melhor para sua empresa?
15 de agosto de 2024De uma forma geral, toda empresa precisa de contador, já que são esses os profissionais responsáveis por ajustar as finanças, acompanhar o desempenho do negócio, estipular e fazer projeções, entre outras obrigações específicas. No entanto, muitas vezes as empresas priorizam outros serviços, o que pode ocasionar problemas no futuro.
Neste artigo, você entenderá mais sobre os tipos de empresas que precisam de um profissional de contabilidade de acordo com a legislação. Leia e entenda de uma vez por todas se sua empresa precisa de contador.
Sua empresa precisa de contador?
Qualquer empresa que se encaixe no Simples Nacional (quando ela é Microempresa ou EPP), Lucro Presumido ou Lucro Total, precisa de contador. O serviço de contabilidade, nesse caso, pode ser interno ou externo, ou seja, pode ser prestado por um setor contábil interno de sua empresa, ou terceirizado, através de uma assessoria externa.
Assim, só não precisa, necessariamente, de contador a empresa optante pelo MEI (Microempreendedor Individual). Porém, mesmo que haja nenhuma obrigatoriedade de ter um contador, é interessante ter um para que sua empresa possa crescer e seguir dentro da legislação.
Quando minha empresa precisa de contador?
Independente de ser MEI ou qualquer outra das modalidades empresariais acima listadas, sua empresa precisa de contador nos primeiros passos, desde o registro na Junta Comercial, Alvará de Funcionamento, redação do Contrato Social, até outros elementos indispensáveis para a abertura.
No entanto, que muda é que o MEI dispensa a presença da pessoa contadora na manutenção da rotina do negócio. Dessa forma, não necessita do contador para protocolar documentos, realizar os cálculos de alíquotas e demais responsabilidades cabíveis ao cargo.
E se eu não contratar um profissional contábil?
Ao não contratar um contador, principalmente quando falamos de um profissional especializado, a empresa corre o risco de enfrentar diversos problemas com o Fisco, por exemplo:
- pagamento equivocado de guias (para mais ou menos)
- emissão errônea de notas fiscais
- problemas estruturais no contrato social
- balanços contábeis que não refletem realidade
- livros contábeis com erros de cálculo, e mais.
Dessa forma, podem ocorrer problemas administrativos e fiscais e sua empresa pode, sem querer, acabar em débito fiscal. Dependendo do tamanho do problema, ele pode levar até à suspensão do CNPJ.
A responsabilidade do contador é fazer a manutenção dos livros contábeis, certificação do cumprimento de todas as obrigações contábeis, consulta do fluxo de caixa, melhor aplicação de investimentos, planejamento tributário, e mais. Assim, permitindo que empresários foquem nas decisões estratégicas e executivas da empresa.
Converse com a equipe VRF e saiba mais
Quer entender melhor os diferenciais oferecidos pela Assessoria Contábil VRF e como ela pode somar na rotina de sua empresa? Fale agora mesmo com os especialistas e conheça mais a respeito da expertise da equipe!